Artigos

Uma ciência antiga para buscadores contemporâneos 
Podemos dizer que as culturas antigas têm algo em comum: o entendimento profundo da natureza humana.

Uma dessas culturas, a cultura védica, destaca-se porque foi a primeira a se manifestar no planeta há centenas de milênios e porque abrange, por meio de seus textos sagrados, o maior leque de campos de conhecimento, tanto físico quanto metafísico.

Desde o princípio, a Quirologia e a Astrologia eram ciências praticadas pelos conselheiros da sociedade védica para que, assim, todos tivessem a oportunidade de aprender a lidar com os aspectos positivos e negativos de seu perfil psicofísico.

A Quirologia Védica está sendo redescoberta no Ocidente - uma consulta pode tratar de assuntos tais como karma, vidas passadas e saúde física, mental e espiritual. Profissionais e leigos interessados nas ciências humanas e da saúde procuram os cursos de Quirologia Védica com o intuito de a incorporarem como ferramenta em seu trabalho ou em suas pesquisas.

Confira outros textos sobre Quirologia Védica nesta aba, e grato por visitar o meu blog.


Namaskara


Eu e a Quirologia Védica


Um de meus objetivos, como  quirólogo védico, é mostrar-lhe, através da análise de diferentes aspectos de suas mãos, como você pode crescer em todos os campos da vida, uma vez que descubra seus próprios potenciais. Estes potenciais estão relacionados com sua saúde fisiológica e psicológica, seu perfil como profissional, sua natureza afetiva, seu estilo de comportamento social, seus talentos criativos etc.

Também me interessa muito a Quirosofia Védica, uma vertente da Quirologia Védica que nos permite filosofar sobre as questões fundamentais da existência humana, sempre em busca de soluções harmoniosas no convívio social.



Gotas de sabedoria quirológica


O Supremo Senhor Krishna e Sua amada eterna, Radha, trazem em Seus belos pés e mãos sinais auspiciosos que confirmam Sua identidade transcendental. Na verdade, a história da ciência e arte da Quirologia Védica confunde-se com a história do cosmos.

Segundo a tradição védica, a arte da análise psicológica por meio da quirologia, conhecida em sânscrito como Anga Vidya, teria sido transmitida à humanidade como um presente a Samudra, o deus do mar. Acreditava-se que, quando Buddha encarnou na Terra, foi possível identificá-lO pela existência de certas marcas em Seus pés e mãos.

Um grande sábio chamado Valmika Maharishi escreveu, em poesia refinada, 567 estrofes sobre a Quirologia Védica, sendo que cada estrofe de oito linhas descrevia e explicava uma marca ou um aspecto [conjunto de no mínimo duas marcas representando um fato da vida humana].

O ‘círculo rajah’ é uma marca que se manifesta na palma da mão como indicadora de realeza. O famoso historiador Josephus, ao não encontrar essa marca nas mãos de alguém que se apresentou para ele como sendo Alexandre, o filho de Herodes, concluiu que essa pessoa estava mentindo.

Os textos sagrados de todas as tradições religiosas do planeta contêm versos ou afirmações atribuindo à ciência e arte de ler as mãos o dom de promover o autoconhecimento.

Diz Noel Jaquin, conhecido quirólogo inglês: “O principal objeto deste estudo das mãos humanas é a prevenção – a prevenção do desenvolvimento de uma doença latente e a prevenção da perda de anos de esforço e energia com uma carreira para a qual não se tem vocação.”

Apesar de haver diversos sistemas regionais e históricos de leitura das mãos humanas (o chinês, o egípcio, o cigano; o da antiguidade védica, o do século XXI, por exemplo), tudo leva a crer na existência de um fio comum apontando para uma só verdade científica: aquela segundo a qual se demonstra que o sistema nervoso central é responsável por ‘escrever’ a história de cada indivíduo, conforme é contada na palma de suas mãos.

A Quirologia Védica pode nos indicar a trilha certa ao nos ajudar a entender, reconhecer e aceitar nossos pontos fortes e fracos.